IDENTIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES DO
PROFISSIONAL DE MARKETING ESPORTIVO
NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Introdução: O Marketing
Esportivo atualmente é de grande importância, tanto para o desenvolvimento
do próprio esporte quanto para quem nele investe. Dados da Associação
Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC, 2011) indicam que das 138 associadas,
a maior concentração encontra-se no Estado de São Paulo (24) seguido por Rio de
Janeiro (22), demonstrando que existe uma grande demanda de oportunidades para
os profissionais.
Objetivo: O
presente estudo teve por objetivo caracterizar as funções do profissional de Marketing Esportivo na realização de
eventos.
Metodologia: Realizou-se um
estudo descritivo com aplicação de entrevistas a 11 profissionais da área de
eventos, 04 representantes de empresas organizadoras de eventos, bem como a um expert na área.Tal instrumento não foi
validado com fulcro no que apresentou Junior et al (2005) onde afirma que a aplicação na forma de entrevista, a
interpretação das perguntas bem como a redação das respostas são obrigações do
entrevistador, as quais tendem a uma uniformização.
Resultados: 70,00% dos profissionais entrevistados responderam que
independente de proporções, todo evento deve ser precedido de planejamento,
convergindo com Melo Neto (1997) o qual afirmou que todo evento deve ser
elaborado e planejado através de um pré-projeto. Quanto à consideração da importância
da participação do profissional de Marketing
Esportivo na organização dos eventos, predominou em respostas NÃO, as quais
provavelmente sofreram interferência da formação dos entrevistados, 73,00% de
não especialistas. Em relação às efetivas funções que o profissional de Marketing Esportivo realizava, a de
maior ocorrência foi planejamento com 31,00%.
Tabela 1 – Variáveis
efetivas funções, necessidade e formação especialista.
|
||||||
Funções
|
Ocorrência
|
Questão
|
SIM
|
NÃO
|
|
|
Planejamento
|
31,00%
|
Necessidade de Especialista
|
45,00%
|
55,00%
|
|
|
Captação de
Recursos
|
23,00%
|
|
|
|
|
|
Plano de
Marketing
|
16,00%
|
Formação Especialista
|
27,00%
|
73,00%
|
||
Direção e
Controle
|
15,00%
|
|
|
|
||
Avaliação
|
15,00%
|
|
|
|
||
|
|
|
|
|
Conclusão: O mercado de eventos esportivos encontra-se
em crescente expansão, transformando-se em objeto de desejo de grandes
Organizações, e dessa forma aumentando a escassez de profissionais
qualificados. Mesmo com a ocorrência de vários profissionais não-especialistas comporem
a comissão organizadora de eventos esportivos, os mesmos reconhecem a
necessidade da intervenção do profissional especialista na área de Marketing Esportivo, pois este é o
agente capacitado para o planejamento e aplicação de todas as estratégias que
possibilitam o alcance de todos os benefícios e vantagens que os eventos proporcionam,
dos quais, o retorno financeiro dos patrocinadores, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!