Pratique Atividade Física!



domingo, 4 de maio de 2014

O PROFISSIONAL DE MARKETING ESPORTIVO NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Segue abaixo um resumo do artigo de minha autoria, publicado no 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esportes, (CELAFISCS),  em outubro de 2011.

IDENTIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES DO PROFISSIONAL DE MARKETING ESPORTIVO NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Introdução: O Marketing Esportivo atualmente é de grande importância, tanto para o desenvolvimento do próprio esporte quanto para quem nele investe. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC, 2011) indicam que das 138 associadas, a maior concentração encontra-se no Estado de São Paulo (24) seguido por Rio de Janeiro (22), demonstrando que existe uma grande demanda de oportunidades para os profissionais. 

Objetivo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar as funções do profissional de Marketing Esportivo na realização de eventos.

Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo com aplicação de entrevistas a 11 profissionais da área de eventos, 04 representantes de empresas organizadoras de eventos, bem como a um expert na área.Tal instrumento não foi validado com fulcro no que apresentou Junior et al (2005) onde afirma que a aplicação na forma de entrevista, a interpretação das perguntas bem como a redação das respostas são obrigações do entrevistador, as quais tendem a uma uniformização.

Resultados: 70,00% dos profissionais entrevistados responderam que independente de proporções, todo evento deve ser precedido de planejamento, convergindo com Melo Neto (1997) o qual afirmou que todo evento deve ser elaborado e planejado através de um pré-projeto. Quanto à consideração da importância da participação do profissional de Marketing Esportivo na organização dos eventos, predominou em respostas NÃO, as quais provavelmente sofreram interferência da formação dos entrevistados, 73,00% de não especialistas. Em relação às efetivas funções que o profissional de Marketing Esportivo realizava, a de maior ocorrência foi planejamento com 31,00%.
Tabela 1 – Variáveis efetivas funções, necessidade e formação especialista.


Funções
Ocorrência
Questão
SIM
NÃO

Planejamento
31,00%
Necessidade de Especialista
45,00%
55,00%

Captação de Recursos

23,00%




Plano de Marketing
16,00%
Formação Especialista
27,00%
73,00%

Direção e Controle

15,00%




Avaliação
15,00%










Conclusão: O mercado de eventos esportivos encontra-se em crescente expansão, transformando-se em objeto de desejo de grandes Organizações, e dessa forma aumentando a escassez de profissionais qualificados. Mesmo com a ocorrência de vários profissionais não-especialistas comporem a comissão organizadora de eventos esportivos, os mesmos reconhecem a necessidade da intervenção do profissional especialista na área de Marketing Esportivo, pois este é o agente capacitado para o planejamento e aplicação de todas as estratégias que possibilitam o alcance de todos os benefícios e vantagens que os eventos proporcionam, dos quais, o retorno financeiro dos patrocinadores, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!