Atualmente, devido ao avanço da automação e da mecanização, é crescente o número de pessoas que se tornam cada vez mais sedentárias. Comportamentos do tipo, subir no prédio de poucos andares pelo elevador ao invés de usar as escadas, ir a padaria de carro quando poderia ser caminhando ou passeando com o cão, para mudar o canal da TV então, nem pensar em levantar pois inventaram o controle remoto para ser usado, conversar com o vizinho pela internet ao invés de tocar a campainha, já que ele mora ao lado. São esses “confortos” da modernidade que cabe ressaltar que são extremamente importantes, porém estão cada vez mais sendo mal utilizados e interferindo na nossa Saúde e na Qualidade de Vida. Estamos a cada dia que se passa nos entregando a esses comportamentos negativos devido ao corre-corre do cotidiano, e com isso observamos o crescimento exponencial das doenças hipocinéticas (doenças relacionadas a pouca prática de atividades físicas), onde podemos citar algumas: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, osteopenia, osteoporose, depressão, entre muitas.
Apesar de tudo, esse quadro vem mudando. A quantidade de informações que a população está cada vez mais tendo acesso estão contribuindo para a mudança de hábitos, não é raro ver num fim de tarde pessoas caminhando pelas ruas, passeando de bicicleta, etc. Essa conscientização é importante para cuidarmos de nossa maior riqueza: a saúde. A prática de atividade física tem o poder de mudar a nossa vida, seja no aspecto biológico, social e psíquico.
Cabe alertar que nem todas as informações encontradas na internet, ou até mesmo na mídia convencional, são totalmente confiáveis, pois não é raro ver pessoas dando “dicas de como conseguir um corpinho sarado”, pessoas totalmente leigas no assunto indicando atividades e exercícios para as outras. A conscientização deve vir abraçada com a responsabilidade, pois o profissional que pode prescrever treinamento físico é o Professor de Educação Física, e como defensor e participante da classe, venho reforçar essa premissa, pratique exercícios sempre acompanhado de um profissional qualificado, assim como você não confia seu dinheiro a qualquer banco, ou seu carro a qualquer seguradora, não confie sua saúde na mão de quem não é qualificado para isso. Sempre temos um amigo ou familiar que comentam de uma “dorzinha” chata que sente no joelho quando corre, ou uma dor na coluna quando fica muito tempo em pé, mas que não deixam de jogar aquele futebolzinho de fim de semana, ou aquela corridinha matinal, ou seja, acabam sofrendo conseqüências de não ter um acompanhamento profissional. É extremamente importante esse acompanhamento, pois o profissional antes de começar o treinamento realiza uma avaliação, identificando as necessidades que o cliente possui, quais os exercícios que ele deve fazer e os que deve evitar, se existe algum risco cardiovascular, desvios posturais, etc, para aí sim prescrever o treinamento, respeitando um principio importantíssimo chamado Individualidade Biológica.
Invista na sua saúde, melhore sua qualidade de vida, ganhe longevidade, pratique exercícios físicos acompanhado por um profissional qualificado!
Excelente, parabéns!
ResponderExcluirÉ isso ai André! Muito bom!
ResponderExcluirAndré parabéns pela iniciativa, sucesso no profissional e pessoal, pois a vida não é só trabalho.
ResponderExcluirQue DEUS ilumine o seu caminho e você receba tudo de bom que a vida pode proporcionar você é MERECEDOR.
BEIJOS E ABRAÇOS DO ETERNO AMIGO PHILA
Fala meu Amigo André,
ResponderExcluirexcelente! Gostei muito do blog! Isso aí, rumo ao $uce$$o, porque você merece.
Abraços Thiago
parabens meu amigo! muito bom grande abrç e muito suce$$o!
ResponderExcluirparabens! excelente meu amigo grande abraço e suce$$o!!! alex barros.
ResponderExcluirMeu querido aluno,
ResponderExcluirParabéns por mais essa iniciativa!
Desejo-lhe saúde e $uce$$o!!!
Tufic Derzi