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domingo, 18 de abril de 2010

O Patrocínio Esportivo

As empresas estão cada vez mais descobrindo que a estratégia de patrocínio esportivo é um ótimo negócio. Não é raro ao ligarmos a TV, ou num outdoor e até mesmo na vestimenta de muitas pessoas que circulam pelas ruas, absorvermos passivamente a marca de alguma empresa atrelada aos valores de alguma modalidade esportiva.
Através das ações de patrocínio, aumenta-se a exposição da marca, atingi-se melhor o seu target, incrementam-se as vendas, promove-se o “sampling”, aumenta-se a vantagem competitiva, fideliza-se os clientes já existentes, captam-se novos, aumenta do endomarketing, benefícios fiscais, etc, com investimentos muito menores que com publicidade tradicional.
As marcas que quiserem capturar e manter seus consumidores precisam se conectar com eles e demonstrar de que forma elas podem melhorar e facilitar suas vidas cada vez mais ocupadas.

De acordo com Afif (2000, apud Sousa, Mattos e Sousa, 2005) “atualmente profissionais de marketing precisam de muita criatividade para se sobressair à publicidade tradicional, inovando com algo que tenha o poder de influenciar as pessoas”, mas ainda reforça que “O Marketing Esportivo cai como uma luva, pois é o momento em que se pode atingir o expectador (consumidor) durante o seu lazer, é quando este está disposto a receber à mensagem da empresa e seus produtos”.
Apesar de muitas empresas praticarem o patrocínio esportivo, ainda há muitas áreas empresariais que pensam que essa modalidade do marketing não passa de “despesa” e que não traz benefícios para sua marca. Imagine quanto custa um anúncio comercial na TV em horário nobre, ou numa revista de renome, ou até mesmo no rádio? Através do patrocínio esportivo as ações ultrapassam o tempo dos tradicionais contratos de mídia, uma vez que o consumidor do esporte não desfaz de seus materiais fácilmente, exemplo, aquela pessoa que não deixa de usar a camisa do time do coração mesmo que essa tenha sido adquirida na década passada, ou aquele atleta amador que treina todos os dias sua corridinha matinal com aquela camisa da competição da qual ele participou. Essas são algumas das muitas vantagens que os grandes patrocinadores em potencial precisam perceber.
Segue abaixo um comparativo da grande evolução da modalidade:

Comparação da taxa anual de crescimento dos investimentos com patrocínio e publicidade(%).

Fonte: Sponsorium; IEG Report; Zenith Optimedia Report; Análises Golden Goal.



Um comentário:

  1. É isso mesmo André. Mas acho que esta mentalidade terá que mudar obrigatoriamente com os grandes eventos esportivos que o Brasil será sede. Eu que sou o proprietário de uma das empresas pioneiras em avaliação de mídia espontânea sei bem o que ainda existem muitas empresas que acham que patrocínio não passa de filantropia.

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