Pratique Atividade Física!



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A tal da Lombalgia

É assustador o número de pessoas que sofrem de dores na coluna ocasionadas na região lombar. Processo inflamatório, hérnia, estresse, encurtamento muscular, enfraquecimento muscular são as principais causas que tiram o sono e o humor de milhares de pessoas. No entanto, sempre que o assunto é exercício o coração sistematicamente merece uma atenção especial, pois o seu mau funcionamento pode ser fatal. São milhares de pessoas em todo o mundo falecendo precocemente em virtude das moléstias cardiovasculares que na maioria das vezes são decorrentes do estilo de vida inadequado (fumo, sedentarismo, excesso de alimentos gordurosos, excesso de peso corporal), sem contar é claro com a incapacidade de controlar os níveis de estresse. Entre as mulheres, quando o assunto é exercício, celulite, flacidez, emagrecimento, são temas preferidos, porém uma parte do corpo só é lembrada quando se torna impossível de suportar a dor que se localiza na região lombar. Não é raro, encontrarmos entre as mulheres, um alto índice de queixas decorrentes do mal estar provocado desta inconveniente doença crônico degenerativa - lombalgia.
A conquista da posição bípede (dizem as más línguas que a nossa estrutura corporal, descendente dos primatas, é para ficar na posição de quatro apoios, ou seja, a coluna e o joelho sofrem com muitos movimentos que fazemos principalmente quando não fortalecemos convenientemente importantes músculos para nos mantermos em pé.
A coluna vertebral é composta de curvas e grupos musculares que fazem com que a mesma seja capaz de realizar movimentos e manter a estabilidade. As curvas da coluna são desenvolvidas naturalmente e são necessárias para que a coluna possa realizar as suas principais funções, além de absorver as forças qual atuam sobre si mesmo. A estabilidade da coluna envolve a interação entre as curvas naturais, os discos, ligamentos e uma extensiva musculatura.
Infelizmente, a região inferior das costas, particularmente a área sacro-lombar, pode ser alvo de uma continuada quantidade de estresse, que pode dar lugar ao aparecimento da síndrome de dores na região lombar, caracterizada pela continua sensação de dor na região lombar e ocasionalmente uma dor aguda quando certos movimentos são realizados na região lombar.
A dor na região lombar é um dos problemas mais comuns nos países industrializados; nos EUA bem como no Brasil, elas são responsáveis pela falta ao trabalho, aposentadoria pôr invalidez, causando um prejuízo anual de alguns bilhões de dólares pôr ano tanto na compensação das ausências como no tratamento médico.
Existe um número de causas que determinam as dores na região lombar, incluindo deformidades estruturais e traumas diretos sobre a coluna vertebral. Contudo, a causa mais freqüente das lesões na região lombar é um trauma mecânico em função de alguns fatores:
1. Inadequada técnica de levantar pesos,
2. Levantar um peso além da capacidade pessoal ou
3. Uma postura inadequada nas atividades diárias.
As recentes pesquisas tem demonstrado que a maioria dos problemas de coluna pode decorrer de atividades insignificantes tais como dobrar o corpo para pegar um pequeno objeto ou mesmo mudar um vaso de lugar ou carregar uma mala.
Tais movimentos podem ser bastante estressantes para a coluna vertebral, deixando pequenos traumas nos tecidos suaves tais como os músculos ou ligamentos ou causando danos nas articulações vertebrais.
O dano mais comum parece ser na cápsula da articulação, entre as facetas das articulações, conhecida como síndrome da faceta.
A coluna lombar está propensa a ter três vezes mais lesões do que a parte superior do dorso, isso ocorre devido a dois fatores: debilidade de força das estruturas e a cargas ou forças que ela encontra durante tarefas esportivas e/ou recreacionais (RASCH, 1991).
Com sobrecargas muito pesadas em indivíduos idosos, o disco cartilaginoso pode ser danificado. Mais tarde, nessa situação, a superfície do disco se rompe e exerce uma pressão sobre os nervos da região, geralmente no nervo ciático, uma condição conhecida como ciática, uma dor que irradia da região lombar, passando pêlos glúteos chagando até as pernas.
Após os 30 anos, os discos intervertebrais começam a perder a sua elasticidade e se tornam mais propensos às lesões. É fato que cerca de 80% da população terá alguma experiência com relação à dores na região lombar, em algum momento de sua vida.
A degeneração discal aumenta com a idade em função da redução da elasticidade do disco devido, a diminuição da capacidade de ligar-se com a água. Esse processo faz com que a capacidade de distribuir e suportar cargas diminua (RASCH, 1991 & WIRHED, 1986).
Felizmente, em muitos casos, especialmente entre os jovens, poucos dias de repouso podem ajudar a eliminar a dor pôr completo. Muitos casos de dores lombares são resolvidos entre 1 e 2 semanas pôr si só. Contudo, outros casos começam a se tornar crônicos e requerem um atendimento médico, incluindo fisioterapia e drogas analgésicas para eliminar a dor.
Se você já experienciou uma dor lombar crônica, aquela que vai e volta, que aparece com certa freqüência está na hora de procurar um médico para fazer um exame mais detalhado, uma vez que dor lombar pode ser inicialmente um pequeno problema e se tornar crônico, é importante a utilização de técnicas preventivas.
As pesquisas relacionadas ao assunto têm demonstrado que a maioria dos problemas da região lombar ocorre porque essa região não está bem condicionada para a quantidade de trabalho que as pessoas colocam sobre ela. Isto quer dizer que um estilo de vida sedentário pode predispor a musculatura lombar e os ligamentos a se tornarem fracos e qualquer atividade física tais como levantar objetos, girar rapidamente o tronco, carregar pesos em excesso ou mesmo iniciar um programa de corrida, podem resultar no aparecimento da síndrome de dor na região lombar.
Um estilo de vida positivo pode ajudar a prevenir o aparecimento dos problemas da região lombar deve enfocar dois aspectos básicos:
• O primeiro aspecto é evitar comportamentos que possam aumentar os riscos de lesões lombares. A postura inadequada pode contribuir para o desenvolvimento da lordose lombar;
• O segundo aspecto é desenvolver um bom condicionamento físico, particularmente a resistência muscular, o fortalecimento muscular, a flexibilidade e a manutenção de um adequado peso corporal.
Alguns estudos têm demonstrado que o exercício físico pode diminuir o aparecimento e a intensidade das dores na coluna lombar. Quatro componentes parecem ser especialmente importantes:
1. Os músculos abdominais devem ser fortalecidos, pois esses músculos ajudam a manter a pélvis na posição correta.
2. A flexibilidade dos músculos da região lombar e dos músculos posteriores da coxa deve se aumentada. O encurtamento dos músculos e ligamentos dessa área contribua para o desenvolvimento dos problemas lombares.
3. Os músculos extensores da região lombar devem ser fortalecidos.
4. O excesso de gordura também provoca um estresse na região lombar uma vez que o acúmulo de gordura na parede abdominal contribua para o aparecimento da lordose. Um adequado controle de peso através da dieta associada ao exercício é importante na prevenção dos problemas na região lombar.
5. Estresse: muitos especialistas acreditam que o estresse, oriundo de causas diversas, tem uma influência muito grande no aparecimento e/ou aumento das dores na região lombar. Assim, os exercícios de relaxamento, controle respiratório e consciência corporal bem como a meditação, podem ajudar a diminuir o estresse e conseqüentemente ajudar a diminuir a dor.
Os exercícios que visam reestabelecer uma boa postura devem ser os que fortalecem os músculos fracos e os que alonguem os encurtados. Após esse equilíbrio muscular atingido, ou seja, a restauração da força e comprimento muscular normais, o indivíduo pode ingressar em programas de exercícios normais que sejam coerentes com suas limitações (KENDALL & McCREARY, 1987).
Os exercícios físicos atuam como controladores das dores nas costas, diminuindo ou acabando com os episódios dolorosos. Com o avanço de um programa de exercícios é que se obtém os resultados que irão aumentar a força e a flexibilidade dos músculos envolvidos na manutenção postural. (McILWAIN et al., 1994).
PRESS & YOUNG (1997), recomendam que na realização da anamnese, em um indivíduo com dor lombar, sejam consideradas as seguintes questões:
• Desde quando o indivíduo tem a dor;
• Em que situação a dor piora, se em extensão ou em flexão;
• Se durante a noite a dor permanece;
• O que reduz a dor;
• O que agrava a dor;
• Se já teve problemas na região lombar.
Casos agudos de dores na coluna devem sempre ser acompanhados por médicos especializados que deverão orientar ao paciente conduta a ser seguida, passando para o profissional que irá reabilitá-lo o seu quadro clínico, para que possa ser feito um trabalho direcionado as reais necessidades do indivíduo.

A dor lombossacra é um importante problema de saúde da atualidade e uma causa proe¬minente de dias perdidos para o trabalho. A adoção de hábitos saudáveis tais como: a tomada de posturas corretas, dieta equilibrada, atividade aeróbia para controle de peso e a realização de exercícios de força e flexibilidade, existe a possibilidade de melhorar a biomecânica da coluna reduzindo os sintomas dolorosos e restabelecendo a função lombar.
Como os outros elementos do tratamento, a atividade física deve ser prescrita de maneira individual para otimizar os benefícios e, principalmente, o tipo, freqüência, intensidade e duração do exercício recomendado dependerão da idade, do grau de treinamento prévio, do controle metabólico, e da presença de complicações específicas da doença.
Durante o nosso ciclo da vida, todos nós teremos algum tipo de dor na coluna, devido ao envelhecimento, porém através da atividade física esse problema pode ser retardado por muito mais tempo, o que nos confirma que o exercício não só faz bem aos jovens, mas sim a todos independente da faixa etária, proporcionando uma melhor qualidade de vida e a longevidade.
O Profissional de Educação Física deve sempre se manter atualizado e em contato com o avanço científico, pois o conhecimento é que proporciona a execução de um excelente trabalho, porque essa profissão é de grande responsabilidade, pois trabalhamos com a vida das pessoas que nos confiam suas atividades em busca de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!